top of page

V JORNADA DE CINEMA

FICÇÃO AUDIOVISUAL

TOPO
24 25.png

24 e 25

de outubro

A 5ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual tem como objetivo fomentar as discussões sobre estudos de cinema e audiovisualidades, estabelecendo e fortalecendo uma conexão entre pesquisadores, estudantes e comunidade externa. A realização do evento torna-se pertinente na tentativa de ampliar a reflexão sobre cinema e audiovisualidades, possibilitando o encontro de pesquisadores da área, fortalecendo projetos em parceria e construindo um diálogo com a sociedade, propondo atividades com temas atuais e que atendam a urgência de um pensamento crítico entre comunidade científica e demandas sociais.  

lg.png

Exposição de pesquisas no campo do cinema e audiovisualidades

lg.png

Exibição cinematográfica

lg.png

Oferta de cursos para

Educação Básica

lg.png

Debates

PROGRAMAÇÃO

 

3º ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA

GRUPOS DE PESQUISA

14h às 16h

24 de Outubro

Mesa Temática – Formatos, gêneros e temas de produtos ficcionais de televisão e streaming

 

Mediação: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Palma Mungioli

(PPGCOM-ECA/USP)

Currículo Lattes

2.jpg
Amorteamo.jpg

Anderson Lopes da Silva (PPGCOM-ECA/USP) 

O excesso como simbiose entre o melodrama, a carnavalização e o fantástico: um estudo da produção de sentido na minissérie “Amorteamo”

Currículo Lattes 

Flávia Suzue de Mesquita Ikeda (PPGCOM-ECA/USP)

Nova ficção seriada na TV paga brasileira: transformações e permanências

Currículo Lattes

 

Tomaz A. Penner (PPGCOM-ECA/USP)

A Produção Original da Netflix na América Latina: origens, gêneros e formatos

Currículo Lattes

 

Prof.ª Dr.ª Regiane Ribeiro (PPGCOM-UFPR)

REPRESENTAÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E INTERSECCIONALIDADES em narrativas audiovisuais: um olhar sobre o streaming e a telenovela brasileira

Currículo Lattes

16h às 18h

24 de Outubro

Mesa dos Grupos de Pesquisa

 

GELiDis (ECA-USP)

Cristina Mungioli

Cinecriare (Unespar)

Beatriz Avila Vasconcelos

Cláudia Priori

 

Modos de ver (UFF/ESPM-Rio)

Talitha Ferraz

 

Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (Unespar)

Ana Lesnovski

Fábio Noronha

Grudes (UTP)

Rafael Tassi Teixeira

Sandra Fischer

NEFICS (UFPR)

Regiane Ribeiro

Valquíria Michela John

 

Deslocar - Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (ESPM-SP)

Denise Cogo

SESSÃO CINEGRUDES

CINEGRUDES

19h às 21h

24 de Outubro

 

Apneia-cartaz 2.jpg

Exibição do curta-metragem de animação:

APNEIA

(Carol Sakura; Walkir Fernandes; 2019)

 

Sinopse: A distância da mãe, a ausência do pai e os traumas provocados pelo padrasto formam um oceano dentro da menina Muriel, que tem medo de nadar. A animação, dirigida por Carol Sakura e Walkir Fernandes, aborda poeticamente, através de metáforas verbais e visuais, a experiência de mergulhar fundo nas próprias dores para poder, enfim, emergir.

 

Trailer:

Ficha técnica:

 

Distribuidora: Edu Mz Camargo

Produção Executiva: Edu Mz Camargo

Direção: Carol Sakura & Walkir Fernandes

Roteirista: Carol Sakura

Elenco: Carol Sakura, Mauro Zanatta, Jaciara Rocha, Beatriz Strapasson

Direção de Arte: Lais Tissiani

Trilha Musical: Vadeco Schettini

Trilha Sonora Original: Vadeco Schettini

Montagem: Aluisio Barbosa & Walkir Fernandes

Desenho de Som: Vadeco Schettini

 

7.jpg

Melhor Curta-metragem no 47º Festival de Cinema de Gramado

MEDIAÇÃO:

 

Prof.ª Dr.ª Denise Guimarães (PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

Leonardo Costa (mestrando PPGCom-UFPR)

Currículo Lattes

4.jpg

Carol Sakura

 

Carol Sakura é escritora e roteirista, produtora do curta-metragem ‘Gente Grande’, premiado no Festival Cineambiente e no Green Nation Fest 2012. ‘Apneia’ marca a sua estreia na direção.

 

Currículo Lattes

 

3.jpg

MESA COM OS DIRETORES:

 

Walkir Fernandes

 

Walkir Fernandes trabalhou em produções de animação para longa-metragens, séries de TV e curtas premiados no Brasil e exterior. É co-fundador da produtora Dogzilla Studio e atualmente dirige as séries de animação Junior ‘On The Job’ e ‘Mu & Moscóvis’ para a Playkids.

 

PALESTRA

PALESTRA

10h às 12h

25 de Outubro

 

f2.jpg

Corpo e Espacialidade no

Cinema de Claude Lanzmann:

Três Gestos Circundantes

 

Palestrante:

Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira (PPGCom-UTP/PPGCINEAV)

 

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universitàt autónoma de Barcelona (UAB). Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado (PPGCom) em Comunicação e Linguagens da UTP/PR. Professor de Mestrado em Cinema e Artes do vídeo (PPGCINEAV) da UNESPAR (PR). Professor Adjunto da Unespar\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais). Atualmente, é Vice-Coordenador (desde 2014) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (PPGCom\UTP). Autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros, atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Migrações, Cinema Ibero-Americano, Cinema Brasileiro Contemporâneo. É lider do Grupo de Pesquisa GRUDES (Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo da ESPM (CNPq), e do Grupo de Pesquisa Cinecriare, Unespar (CNPq). Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, sociologia dos processos migratórios, fotografia e cinema.

 

Currículo Lattes

 

MESAS TEMÁTICAS

14h às 16h

25 de Outubro

Brasil: expressividades estéticas e suas politicidades

 

MESAS TEMÁTICAS
11.jpg

Filme “São Vito”

(estéticas de urbanização e marginalidade)

Natália Lago Adams (mestranda PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

Filme “Espero tua (re)volta” (performatividade dos corpos, potência multitudinária e imaginação política)

Prof.ª Dr.ª Juslaine Abreu Nogueira

(PPGCineAV-Unespar)

Currículo Lattes

 

8.png

Filme “O processo” (o grotesco e o estranho na política em cena)

Aline Vaz (doutoranda PPGCom-UTP)

Currículo Lattes

10.jpg

Filme “Praça Paris”

(branquitude em cena)

Paola Diniz Prandini

(doutoranda PPGCOM-ECA/USP)

Currículo Lattes

 

 

9.jpg

16h às 18h

25 de Outubro

Imagem e Política

 

Mediação:

Prof.ª Dr.ª Beatriz Avila Vasconcelos (PPG CineAV-Unespar) 

A imagem(ação) como ativismo artístico

Prof.ª Dr.ª Milla Jung (UNESPAR)

 

É fotógrafa e pesquisadora em artes visuais, expôs seu trabalho na América Latina e na Europa e coordenou por 10 anos o Núcleo de Estudos da Fotografia e a Estreita Galeria de Fotografia em Curitiba, espaço dedicado a reflexão e a produção sobre fotografia e imagem. Atualmente investiga questões sobre imagem e esfera pública a partir da relação entre práticas artísticas e espaços sociais. É docente na graduação e pós-graduação nas áreas de fotografia, artes e cinema. Tem doutorado em Poéticas Visuais na ECA-USP, com a tese Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização[1]; é mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Teoria e História da Arte, com a dissertação Robert Frank e a operação de montagem no campo do olhar[2]; é especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes – UCAM – e tem aperfeiçoamento no Centro Internacional de Fotografia – ICP, em NY/USA – , e na Escola para Assuntos Fotográficos de Praga, na República Checa. Tem graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC/PR.

Recentemente realizou os seguintes trabalhos: Projeto neon Plas Ayiti (6ª Bolsa Produção FCC Curitiba), Pensamento como prática (10º Rede Nacional-Funarte), Imagempensamento nas Artes Visuais (7º Rede Nacional Funarte), Exposição País Imaginário (Museu da Fotografia em Curitiba), Deserto de Real ( Bolsa Produção 3 Artes Visuais da FCC, 63º Salão Paranaense do MAC/ PR, edital de ocupação do Museu Victor Meirelles-SC , Exposição Geração 00 - SESC/SP e para a exposição LOJA com a curadoria de Regina Melim em São Paulo, Ribeirão Preto e Florianópolis). Foi selecionada para o III prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, para Gestos, relatos, escritas e autoficções, com curadoria de Mariano Klautau Filho e para o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (com a publicação Anotações sobre a fotografia contemporânea como reflexão crítica no campo da arte).

 

Currículo Lattes

 

redes SOCIO-PSICO-TECNO-PATAS

Prof. Dr. Fabio Noronha (UNESPAR)  

 

Sou artista plástico e, desde 1996, professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no campus de Curitiba 1, onde coordeno, desde 2017, o Laboratório Experimental de Vídeo (L.EX.VIDEO). Sou credenciado pelo Programa de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (MESTRADO/PPG-CINEAV/UNESPAR). Tenho doutorado em Artes Visuais - Poéticas Visuais - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS (2009-2013); e mestrado em Artes Visuais - Poéticas Visuais - também pela UFRGS (2005-2006). Tais pesquisas podem ser acessada nestes links: http://hdl.handle.net/10183/8619 e http://hdl.handle.net/10183/72687. Possuo graduação em Pintura (1994) e pós-graduação em História da Arte do Século XX - UNESPAR/EMBAP (2001-2002). No começo dos anos 1990 iniciei minha produção em desenho, fotografia, pintura, etc., quando fiz bacharelado em pintura; no final desta década incorporei o vídeo e continuei experimentações em áudio e, a partir dos anos 2000, a mediação dos aparelhos se intensificou e passei a distribuir meus trabalhos gratuitamente na Internet: Ver: http://leglessspider.wordpress.com.

 

Currículo Lattes

 

 

 

 

OFICINAS MINISTRADAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – ENSINO MÉDIO

OFICINAS

9h às 12h

14 de Novembro

 

HISTÓRIA DO CINEMA: AS PRIMEIRAS 'MÁQUINAS' PARA CAPTAÇÃO DA IMAGEM EM MOVIMENTO

Ministrante: Isabela Cavallin Demeterco (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

A oficina – História do Cinema: As Primeiras 'Máquinas' para Captação da Imagem em Movimento – a ser ministrada durante a 3ª Jornada de Cinema e Ficção Audiovisual propõe-se a abordar a comunicação através da utilização dos primeiros dispositivos para cinema. Será relevante analisar os filmes e estes dispositivos usados para captar a imagem em movimento, observando um breve panorama histórico da evolução cinematográfica. Com o propósito de dinamizar o grupo, sugere-se aos participantes a ação prática da realização de pequenos filmes em Stop Motion (técnica que utiliza de disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado, simulando o movimento).

 

PROCESSOS CRIATIVOS EM DIREÇÃO DE ARTE

Ministrante: Giovanna Durski Dal Pozzo (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

A direção de arte é um dos departamentos que constitui o universo audiovisual. Seus profissionais são responsáveis por criar a parte visual do produto fílmico, decidindo cores, móveis, figurinos, entre outros arranjos de cenário. Objetivando a construção de uma narrativa imagética, os diretores de arte se utilizam de diversas técnicas para pré-visualizar ambientes e compartilhar a estética desejada com outros profissionais cinematográficos antes da montagem final da cena. Dessa forma, buscam imagens de referência, criam moodboards, croquis, paletas de cores e plantas 3D.

Uma das técnicas amplamente empregada é a colagem - por se tratar de um método mais orgânico, simples e efetivo. Pensando nesses processos criativos que concernem à pré-produção, a oficina "Processos Criativos em Direção de Arte" será dividida em duas parte: na primeira metade, os participantes serão introduzidos ao universo da direção de arte a partir de uma abordagem acadêmica e prática. Serão discutidos os conceitos de círculo cromático, composição harmônica e simbologia, além de metodologias criativas e de busca de referências.

Durante a segunda metade os participantes produzirão seus próprios moodboards para um roteiro de curta metragem de ficção. A partir da técnica de colagem, os integrantes da oficina irão contribuir com a estética do filme, pensando em cenários e figurinos, além de paleta de cores e busca de referências. Os materiais disponibilizados para a atividade serão: revistas, livros, papel sulfite, cola e tesoura.

A oficina pretende proporcionar um primeiro contato com o universo da direção de arte de forma a incentivar processos criativos entre os alunos do Ensino Médio. A técnica de colagem não se limita à criação audiovisual, de modo que o conhecimento de tal ferramenta poderá ser utilizado pelos alunos posteriormente - como forma de expressão artística, terapêutica e até mesmo no ambiente profissional.

.

 

 

 

 

PALAVRAS ALÉM DA IMAGEM: CINEMA RIMA COM POESIA?

Ministrante: Cassia Cassitas (mestranda pelo PPGCom-UTP)

Currículo Latte

Prosa ou poesia? De onde vêm as histórias que permeiam as imagens, cenas, sequências do cinema? Qual a métrica do cinema para rimar cores e palavras, emoções e fatos?  O exercício de criatividade da roteirização de versos. 

 

 

INFORMAÇÕES

INFORMAÇÕES

Acompanhe no Facebook:

  • Facebook

LOCAL: UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 238 

Santo Inacio, Curitiba - PR, 82010-330.

24 e 25 de outubro de 2019 e 14 de novembro de 2019

Evento gratuito.

Os inscritos terão direito a certificado de participação.

bottom of page